25 de maio de 2012

Lenda da Moura Salúquia - Moura



Lenda da Moura Salúquia, remete-nos para a época da reconquista cristã, numa altura em que a princesa Moura Salúquia, filha de Abu-Assan, estava apaixonada e prometida a Brafma, príncipe da vizinha Cidade de Aroche.
Na a véspera do dia do seu casamento, a princesa Salúquia aguardava ansiosa a chegada do seu noivo, olhando  a paisagem em redor do alto de uma das torres do castelo de Moura.
Brafma pôs-se a caminho de Moura acompanhado por uma pequena escolta.
Um grupo de cristãos, organizaram uma emboscada aos muçulmanos (Brafma e a sua pequena escolta ), encabeçada por D. Álvaro Rodrigues e D. Pedro Rodrigues. E depois de travada a batalha e de todos os muçulmanos estarem mortos, os cristãos vestiram-se com os seus trajes e dirigiram-se a Moura.
A princesa Salúquia, ao vê-los, julgou tratar-se do noivo Brafma , baixou a ponte levadiça que dava acesso ao castelo de Moura, e deu-se assim, início a uma batalha que só terminou com a dominação cristã. A princesa Salúquia, ao aperceber-se do seu terrivel destino, tomou as chaves do castelo e precipitou-se da torre que ainda guarda o seu nome.
A partir de então, diz a Lenda que a esta Cidade (então Maura) passou  a chamar-se Moura em homenagem á corajosa muçulmana Moura Salúquia.

 

Frederica Rodrigues - Para vender, comprar ou arrendar em Portugal