25 de junho de 2012

Igreja de Santa Maria da Feira - Beja





A Igreja de Santa Maria da Feira, terá a sua origem no período visigótico, possivelmente em pleno século VII ou século VIII e na altura da invasão muçulmana da península Ibérica terá sido convertida em mesquita.
Em 1259 foi edificada uma nova igreja, sob a invocação de Santa Maria, por iniciativa de Afonso III de Portugal. A paróquia passou a ser designada como de "Santa Maria da Feira" uma vez que, também por licença de D. Afonso III, em 1261, na área ao redor da igreja passou a ser realizada a feira da povoação.
Em 1270 o templo foi doado à Ordem de Avis.
No exterior do templo destaca-se a galilé, construída por volta de 1500 em estilo manuelino-mudéjar, típico da região alentejana entre os séculos XV e XVI. As arcadas ogivais da galilé são separados por contrafortes cilíndricos com terminações cónicas circundados por merlões chanfrados. A torre sineira medieval possui um precioso sino do século XIV.
O corpo da igreja foi totalmente remodelado no último quartel do século XVI, o que suprimiu quase todos os vestígios medievais do templo. Na parte externa da cabeceira, porém, ainda pode ser vista a estrutura gótica original da capela-mor, de forma poligonal com contrafortes e janelões de arco quebrado.
O interior tem planta longitudinal, com três naves de igual altura cobertas com abóbodas e separadas por colunas cilíndricas com capitéis toscanos. Esse esquema arquitectónico segue o de outras igrejas tardo-renascentistas da época como a Igreja de Santo Antão de Évora.
O altar-mor neoclássico (fins do século XVIII), em madeira, é sóbrio. Os altares laterais em talha dourada datam dos séculos XVII e XVIII e são de grande qualidade. Entre estes, destaca-se o da Capela de Nossa Senhora do Rosário, com talha realizada entre 1677 e 1681 em estilo nacional segundo projecto de Manuel João da Fonseca com uma monumental Árvore de Jessé (árvore genealógica de Jesus Cristo). Outro altar importante é o de São Miguel Arcanjo, de talha polícroma em estilo barroco. O Altar do Santíssimo Sacramento, em mármore policromo em estilo neoclássico, foi realizado em finais do século XVIII e possui uma tela representando a Última Ceia da autoria de Pedro Alexandrino de Carvalho
Em 1922 o arquiteto Pardal Monteiro projetou uma nova sede da Caixa Geral de Depósitos erguida ao lado da igreja, no lugar da antiga capela de Nossa Senhora do Rosário. Desde então a igreja está separada da torre sineira pelo edifício da Caixa.
Encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1959.

Frederica Rodrigues - Para vender, comprar ou arrendar em Portugal