5 de junho de 2012

A Igreja de Santa Maria ou Igreja Matriz de Serpa



A primitiva construção da Igreja de Santa Maria, data do século XIV, tendo provavelmente sido executada sobre uma antiga mesquita árabe, em obras que decorreram a par da reconstrução dionisina do castelo, a partir de finais do século XIII e no início de Quatrocentos.  
A capela-mor destinada a panteão da família dos Melos, por mestre Sebastião Cordeiro.
Sabe-se que D. Guiomar de Melo, camareira-mor da imperatriz D. Isabel, mulher de Carlos V, quando morreu em 1557, em Madrid, deixou no seu testamento ordenada a trasladação dos seus restos mortais para a capela-mor desta igreja.
O interior da Igreja de Santa Maria, é constituído por três naves, divididas por arcos sustentados por colunas. As capelas laterais apresentam exemplos de talha dourada, que testemunham a riqueza decorativa do barroco. A capela-mor, dominando todo o conjunto, data dos séculos XVI e XVII. Na restante decoração, destacam-se ainda uma estátua de Nossa Senhora de Fátima, imagens de Cristo e outros elementos vegetalistas, animais e humanos.
 No exterior, destacam-se o imponente portal de entrada e suas colunas laterais, que sustentam duas imagens de São Pedro e de São Paulo.


Frederica Rodrigues - Para vender, comprar ou arrendar em Portugal