8 de junho de 2012

Lenda da Marquesa de Távora - Moura




Conta esta Lenda que, num certo dia, a Herdade da Estepa acolheu em segredo a  Marquesa de Távora, que era sua proprietária e que vinha em procura de esconderijo, pela perseguição movida á sua família  pelo Marquês de Pombal, que a acusava e á sua família de uma suposta tentativa de Regicídio.
 Ao que parece a  Marquesa de Távora, chegou pela calada da noite, acompanhada da sua aia, e logo procurou abrigo no forro das arrecadações do Monte da Estepa, onde passou escondida muitos dias e noites, na esperança de escapar á forca. Os criados, cientes do perigo que a senhora Marquesa corria, ocultaram o paradeiro da mesma.
A marquesa passava as horas sentada á porta, acariciando uma linda gatinha que adorava e que a acompanhava também no forro, onde se escondia, ou então rezando na Capela de S. Vicente. No entanto, não tardou a que viessem no seu encalço, e certo dia, apareceu um grupo de cavaleiros que procurava a Marquesa de Távora na Herdade da Estepa. Dirigiram-se ao Monte, onde esperavam encontrá-la, e ameaçaram uma das criadas para que esta denunciasse o paradeiro da Marquesa. Esta, no entanto, não atraiçoou a senhora mas, eis que quando estavam prestes a desistir desta busca, os cavaleiros começam a ouvir os miados da gatinha que a marquesa tanto estimava.
 Alertados pelos miados, que mais parecia querer atrair os cavaleiros para o 1º andar, estes seguiram atrás do animal que parecia guiá-los, e , no forro da habitação foram encontrar a fugitiva. Aprisionada, a senhora foi levada para um aziago destino, perante as lágrimas da criadagem, que por ela tinham muito apreço.

 

Frederica Rodrigues - Para vender, comprar ou arrendar em Portugal