12 de agosto de 2012

Castelo de Mértola




Castelo de Mértola, é um Castelo de arquitectura românica e gótica, com torres quadrangulares, a torre de menagem, com cerca de 30 metros de altura, tem ainda mais duas torres está sobre a encosta mais alcantilada e no centro da praça de armas existe uma cisterna coberta por uma abóbada em berço.
Das portas medievais, somente se conserva a da Misericórdia, sobre o rio Guadiana. A antiga alcáçova, assim como troços importantes da muralha que envolvia a população, ainda se mantêm conservados.
Trabalhos arqueológicos realizados na alcáçova do castelo puseram a descoberto um bairro mouro dos séculos XII/XIII, e várias estruturas romanas do século IV. As peças cerâmicas árabes encontradas estão expostas no núcleo do museu de Mértola.
Já em meados do século XX, as ruínas do Castelo de Mértola  foram classificadas como Monumento Nacional, tendo beneficiado de obras de reparação e actualmente Torre de Menagem é uma área de exposição dos achados arqueológicos da época romana, visigótica, islâmica e portuguesa até ao século XVIII.


Frederica Rodrigues - Para vender, comprar ou arrendar em Portugal