16 de agosto de 2012

Igreja Matriz de Mértola ou A Igreja de Nossa Senhora




A Igreja de Nossa Senhora da Anunciação, também referida como Igreja Matriz de Mértola, em Mértola, distrito de Beja, em Portugal.
Esta Igreja, destaca-se por ser o único exemplar de arquitetura religiosa islâmica remanescente no país.
Foi erguida no contexto da invasão muçulmana da península Ibérica com a função de mesquita, no século XII.
No contexto da Reconquista cristã da península Ibérica, no século XIII foi transformada em um templo cristão.
A atual configuração do templo data de campanha construtiva do século XVI.
Da antiga mesquita restam quatro portas de arco ultrapassado (arco em “ferradura”) e o nicho da oração muçulmano, o mihrab. Logo após a reconquista, a mesquita foi cristianizada e a Ordem de Santiago colocou na fachada o seu símbolo.
Em meados do século XVI (1535-1565), a igreja foi profundamente remodelada. O minarete, transformado em torre sineira seria sacrificado mais tarde, em meados do século XVII, quando se levantou a actual torre do campanário.
Em meados do século XX, realizaram-se as obras que puseram novamente a descoberto os vestígios da antiga mesquita e que actualmente ainda se conservam.
Antiga mesquita, sagrou-se igreja cristã no século XIII, sendo a única em que ainda se observam a estrutura e elementos decorativos do templo árabe, com fachada manuelina-mudéjar onde sobressaem as ameias e coruchéus. Miscelânea de estilos, do islâmico ao renascentista, passando pelo gótico e pelo manuelino, tem a planta em T, tipicamente almóada, conserva o mihrab (nicho sagrado muçulmano) e a parede da quibla (muro da mesquita voltado para Meca).
Encontra-se classificada como Monumento Nacional desde 1910.

Frederica Rodrigues - Para vender, comprar ou arrendar em Portugal