28 de setembro de 2012

Museu da Ruralidade assinala Jornadas Europeias do Património




" Em resposta ao apelo do Concelho da Europa e da União Europeia, o Museu da Ruralidade e a Câmara Municipal de Castro Verde, em colaboração com a Junta de Freguesia de Entradas, organizam, entre 28 e 30 de Setembro, em Entradas, algumas iniciativas que pretendem assinalar as Jornadas Europeias do Património e, simultaneamente, sensibilizar as populações para a importância da memória na construção das comunidades.
Nessa perspetiva, as iniciativas têm um âmbito de alargado, procurando transmitir a ideia que o conceito de património é muito diverso e não se resume aos grandes palácios e castelos, ou figuras de publicas, mas igualmente ao território e à paisagem, à memória das coisas simples, às práticas coletivas, às formas de expressão musical e às pessoas.
O programa das atividades tem início na sexta-feira, 28 de Setembro, com um ensaio aberto do Grupo Coral “As Ceifeiras” de Entradas, pelas 21 horas, no Museu da Ruralidade. Já no sábado, 29 de Setembro, decorrem, entre as 10h00 e as 18h00, visitas guiadas ao Museu da Ruralidade e a iniciativa “Hoje Conto Eu”, que consiste na recolha de testemunhos e depoimentos sobre episódios da vida do concelho de Castro Verde.
No Domingo, 30 de Setembro, a partir das 09h30, terá lugar uma Caminhada até ao Castelo do Montel e será apresentado o projeto “Uma ideia para o Castelo”.
As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de 50 países, no âmbito da sensibilização dos cidadãos europeus para a importância dasalvaguarda do Património. "

In Municipio de Castro Verde




Frederica Rodrigues - Para vender, comprar ou arrendar em Portugal