15 de dezembro de 2012

Palácio de Belém Mostra "tesouros" da Arte Sacra do Baixo Alentejo




" Quase 100 "tesouros" de arte sacra do Baixo Alentejo, muitos nunca antes mostrados ao público, compõem a exposição natalícia deste ano do Palácio de Belém, que será dedicada à devoção alentejana ao Deus Menino e inaugurada esta sexta-feira, 14.
   A mostra "E um Filho nos foi dado - Iconografia do Menino Deus no Alentejo", promovida pelo Museu da Presidência da República e pelo Departamento do Património Histórico e Artístico (DPHA) da Diocese de Beja, será inaugurada pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, às 18h30, e poderá ser apreciada até 14 de Janeiro de 2013.
   A exposição "dá primazia à vivência comunitária da devoção ao Deus Menino, sinal da identidade de uma região que se orgulha das suas tradições natalícias, mas propõe uma reflexão mais alargada em torno do diálogo da cultura com a religião", explica o comissário da exposição, José António Falcão.
   Segundo o DPHA, dirigido por José António Falcão, as quase 100 obras de arte da exposição, "tesouros artísticos" provenientes de museus, igrejas e colecções particulares, traçam "uma panorâmica da riqueza patrimonial do actual território da Diocese de Beja, a segunda mais vasta do país"."

In Correio do Alentejo


Frederica Rodrigues - Para vender, comprar ou arrendar em Portugal