22 de maio de 2012

Soror Mariana Alcoforado - ( Personalidades Alentejanas )





Nasceu em Beja, onde foi baptizada em 22 de Abril de 1640, sendo filha de Francisco da Costa Alcoforado e de Leonor Mendes. O pai exerceu em Beja o cargo de executor do almoxarifado.
Religiosa, a quem se atribui a autoria das célebres cartas de amor que foram publicadas em Paris, e em língua francesa, em 1669, e que ficaram conhecidas pelo título de Lettres portugaises,  Mariana Alcoforado era a nessa altura freira no convento de N.ª Sr.ª da Conceição, em Beja, para onde entrou muito nova e onde veio a falecer, a 28 de Julho de 1723, consta que escrevia uma cartas ao seu amante Chamilly, e que só teve resposta deste quando,  Chamilly foi gravemente ferido.
   
Ainda hoje, existe grande controvérsia sobre a real autoria destas cartas.
A existência histórica de Sóror Mariana Alcoforado, bem como a do seu apaixonado, não é posta em causa. As dúvidas surgem quanto à autenticidade das cartas. Para além do enigma literário que as cartas vêm criar, apócrifas ou não, as Lettres Portugaises lançam a moda dos romances organizados sob a forma de epístolas, de que o livro Relações Perigosas, de Pierre Choderlos de Laclos (1741-1803), constitui exemplo elucidativo.

Frederica Rodrigues - Para vender, comprar ou arrendar em Portugal