2 de agosto de 2012

Castelo Beja



O Castelo de Beja trata-se de um castelo de cariz medieval, disposto em planta pentagonal, flanqueado por seis torres, incluindo a Torre de Menagem, de entre as maiores e mais elegantes da Península, com quase 40 metros de altura e a sua extraordinária escada gótica em caracol perfeito, com 183 degraus, que nos conduz à torrela-mirante.
A fundação afortalezada é provavelmente de origem romana. Reconstruído e acrescentado em épocas sucessivas pelos povos que por aqui passaram, nomeadamente visigodos e árabes. No entanto, foram as dinastias portuguesas que lhe deram a traça que hoje podemos contemplar.
O Castelo de Beja, tal como o conhecemos hoje, resulta da reconstrução que D. Dinis mandou efectuar, no século XIV, de uma fortificação já ali existente. Possui balcões recuados que servem de miradouro para a extensa planície alentejana, portas em arco quebrado, janelas góticas geminadas e janelas em arco de ferradura, com especial destaque para um magnífico balcão pentagonal sobre a praça de armas.

Frederica Rodrigues - Para vender, comprar ou arrendar em Portugal